segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ou os estudantes se identificam com o destino de seu povo ou serão aliados daqueles que exploram o povo.” (Florestan Fernandes)

No Pará, setores do movimento estudantil organizado[1] e movimentos sociais da Via Campesina[2] estão há mais de um ano construindo o projeto Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV), o qual possui diversas versões já construídas em outros estados do Brasil.
Trata-se de um projeto que a partir de um método próprio e elementos pedagógicos específicos, sedimentados e refletidos pela Comissão Organizadora, visa, dentre tantos objetivos, proporcionar ao/à estudante a percepção da sociedade sob a ótica da luta de classes.
Os resultados desse tipo de atividade não são passíveis de delimitação, posto que cada experiência de aprendizado germina uma escolha e atuações variadas, porém se pode dizer que enquanto estudantes é notório, por meio dos resultados de outros estágios, o fortalecimento das práticas que constroem uma educação coerente às nossas demandas e necessidades prioritárias.
O estágio se estrutura em três etapas: Preparação, Vivência e Retomada e está previsto para aproximadamente 50 estagiários nesta primeira versão no Pará. Serão utilizadas 23 áreas de assentamento e acampamento, dentre áreas do MAB e MST, como território para vivência e conforme o perfil de cada estagiário a Comissão Organizadora avaliará as condições de envio para esta etapa.
Este EIV Pará irá acontecer no período de 14 de Fevereiro à 01 de Março e estão abertas as inscrições de 1° à 10 de Janeiro. Após a seleção, que se dará por meio do preenchimento da ficha de inscrição, serão convocados @s estgiári@s para uma reunião de iniciação ao estágio, posto que o método exige que se tenha esclarecido informações necessárias à participação do mesmo.
Quanto ao financiamento do estágio, procuramos realizá-lo de acordo com os princípios de autonomia, portanto, não podemos custear o deslocamento dos estagiários até Belém, de onde sairemos para o local da preparação, o que já será por nossa responsabilidade. Além disso, estamos sugerindo que possa haver a contribuição militante. Que fique claro que esta condição não implica a não participação no estágio, mas ressaltamos a importância de refletir sobre dificuldades de garantir as condições financeiras necessárias à realização do estágio.

Mais informações: http://br.mc452.mail.yahoo.com/mc/compose?to=eiv.para2009@yahoo.com.br/ 88069861/ 96140969/ 81373420/32105265

[1] DCE-UNAMA; DAM- Diretório Acadêmico de Medicina ; FEAB- Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil; ABEEF- Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal; NAJUP- Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular- Isa Cunha.
[2] Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra e Movimentos dos Atingidos por Barragens

Nenhum comentário: